Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

A PROPÓSITO DO DIA DA MULHER

Há quem diga que “as palavras são como as cerejas” por as conversas se encadearem rapidamente. Contudo, eu defendo que as palavras andam à velocidade do som, enquanto os pensamentos preferem a da luz.

Hoje, o postal que por e-mail me presenteou com um beijinho por ser o Dia da Mulher, proporcionou-me um "clic" que me trouxe à lembrança algumas cartas, de amor (porque não confessá-lo?) que velhas e amarelecidas ainda mantinha algures, guardadas numa caixa.

Como hoje se festeja o DIA DA MULHER, não resisto a transcrever-vos uma.

Aqui vai:

Quando nasci, o eminente Dr. Beja, “João Semana” lá do sítio, que me amparou nesse meu primeiro acto corajoso, constatou a ausência de falo. A falta desses dois centímetros de pele foi quanto bastou para me incluírem nesse grupo “menor” vulgo designado por MULHERES. Desde esse momento ficou decidido que EU SOU MULHER, “sina triste” a que não posso fugir e que me leva, neste momento, a “bramir” a minha pena.

Constou-me por aqui e valha-me a verdade, que andavas ocupadíssimo no nobel intento de salvar a humanidade. Ora, como Humanidade é a mera designação do conjunto dos humanos e como nesse conjunto, eu faço parte de subconjunto de maior cardinal e “menor propriedade”, venho lembrar-te que não seria má ideia mostrares que és tão bom a escrever como a fazer outras coisas… porque

EU, QUE SOU MULHER MEREÇO

MAIS!!!!

De nariz torcido, aqui vai um beijinho (não dou mais nenhum enquanto não receber carta)

Salvaguardada a distância de tantas décadas e o humor com que foi escrita esta carta, aqui fica o meu apelo a todos os homens: um pouco mais de atenção e um sorriso mais terno e mais rasgado é quanto basta para tornarem as mulheres mais felizes.

Tanto as MULHERES como os HOMENS têm direito à FELICIDADE.

Desejo um dia bom para todos.

7 comentários:

  1. Estou como dizia o Mário Lino: dia da mulher - "jamé"!

    ResponderEliminar
  2. Isabel, a sua forma de escrever é linda, de uma coerência e correcção impressionantes!

    Gostei muito deste post. Um beijinho e feliz dia da MULHER!

    ResponderEliminar
  3. Hoje o dia da mulher???!!! Sempre tive para mim que todos os dias são dias da mulher!Antes da Eva e da serpente, existe a Palavra, O VERBO, MÃE! Enfim...
    Haverá dia do homem?? (santa ignorância!)

    Para uma Mulher e Mãe,uma rosa vermelha sem espinhos, e uma flor de cardo com todos os seus espinhos.

    ResponderEliminar
  4. Todos os dias são dias da Mulher e também do Homem que a souber merecer, mas... o inverso também é verdadeiro.

    ResponderEliminar
  5. Hoje já não será assim.

    E digo até que é perceptível uma evolução na forma como o homem se relaciona com a mulher. Neste momento até estamos numa fase em que a atitude das mulheres, numa suposta emancipação, vai de encontro ao que eram os homens, uns anos atrás...

    ResponderEliminar
  6. Carol:
    Que bom que para ti Dia da Mulher "jamé"!
    É mau, mesmo muito mau, quando há um "dia de qualquer coisa". Significa que essa "qualquer coisa" anda há muito relegada ao esquecimento.
    Infelizmente ainda há mulheres que pelas condições de vida precisam de ser lembradas. Refiro-me, por exemplo aos bebés que nalguns países são assassinados à nascença por serem do sexo feminino, às meninas que são obrigadas a prostituir-se, às que são vendidas para trabalho escravo, às mulheres espancadas e violentadas.
    Não são mulheres como tu ou como eu, que precisam de ser lembradas. Nós já nascemos emancipadas, somos privilegiadas e se não formos felizes é porque não sabemos aproveitar todo o bem que a vida nos concedeu ou então porque um grande azar nos bateu à porta.
    Para nós todos os dias são da Mulher e dos Homens, são nossos, por isso mesmo, cabe-nos a nós lembrar aquelas para quem os dias ainda não são um presente, mas um longo arrastar de dor.

    ResponderEliminar
  7. Para todos vós amigos (incluindo a "Carol"):

    Muito obrigada pela gentileza dos vossos comentários. Falei, brincando de uma coisa muito séria.
    Estou inteiramente de acordo com o Rui Pascoal: todos os dias são dias das Mulheres e dos Homens, que se amam e respeitam.

    Ao Olímpio deixo o meu agradecimento pela rosa vermelha e pela flor do cardo.

    A M. que também está no dia de hoje M de "MULHER" só posso dizer que em tudo se cometem excessos até que se consiga estabelecer o equilíbrio. Chegaremos lá. .. um dia.

    A Joana é uma jovem, é o futuro. Será a geração da Joana que nos vai mostrar como se equilibram os pratos da balança. Força Joana! "Pelo sonho é que vamos!"

    ResponderEliminar