Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

LA FOLLE DU LOJIE

Esta manhã no duche, que é a minha forma de começar os dias como quem anda à chuva, lembrei-me da D. Otília, não propriamente dela mas das minhas brincadeiras solitárias no sótão da sua casa.

A D. Otília, que era casada com o senhor Tonecas, cujo nome eu achava mais bonito para um gato do que para aquele homem gorducho e pouco simpático, que à falta de clientes dormitava no táxi que conduzia, era a modista da minha mãe e morava na Rua D. Carlos I, no número dez, em Sismaria da Gândara.

As visitas a sua casa eram sempre demoradas porque implicavam o desfolhar lento de figurinos, o apalpar de tecidos, mede aqui, mede acolá e uma conversa sem fim que a mim nada dizia. Se houvesse prova de algum vestido eu adorava ver, porque a D. Otília tinha um aparelho interessantíssimo com o qual acertava a altura das saias das senhoras. Funcionava com pó de talco. Ela marcava a altura que a saia deveria manter até ao chão numa espécie de régua, enchia um balão de borracha com pó de talco e depois ia-o pisando e através de um tubo que expelia o pó, ficava no tecido da saia marcada a tracejado a altura pretendida. A minha mãe parecia a Terra no movimento de rotação e a D. Otília um deus todo-poderoso a traçar o paralelo de uma longitude desconhecida. Mas se não houvesse prova… que enfado! Então a D. Otília deixava-me ir brincar para o sótão.

O sótão da D. Otília era um espaço amplo a todo o tamanho da casa onde o que mais me encantava era a caixa da máquina de tricotar. Sim, a D. Otília tinha uma máquina de tricotar e a caixa era um paralelepípedo quadrangular - cavalo indomável que eu cavalgava as horas que duravam as conversas do primeiro andar, arrastando-me sótão fora, como se fora o mais verdejante dos prados.

Anos mais tarde a minha professora de Filosofia ensinou-me, nem sei a que propósito, que alguém, a quem já nem lembro o nome, havia concluído: “L’a imagination est la folle du lojie” (A imaginação é a louca da casa). Saí do duche a interrogar-me “de onde é que tal pessoa me conheceria?”

4 comentários:

  1. Então a menina eclipsava-se!
    Isso acontece sempre que a Lua penetra no cone de sombra projectado pela Terra…
    Gostei particularmente da imagem da Terra a girar no seu eixo.

    ResponderEliminar
  2. Possuo esta alma de andarilho, que não sei se devo às fadas madrinhas se ao meu bisavô marinheiro. Prefiro pensar que a devo às fadas, para não sentir subjacente a ela a heroicidade da minha bisavó Mariana a educar sozinha os filhos, embora numa região, a de Torres Vedras, de típica influência árabe, onde as mulheres não trabalhavam fora de casa e eram estimadas e cuidadas como as da beira-mar nem sonhavam.
    Esta característica permite-me conseguir que o espírito vogue por "mares nunca d'antes navegados" com o corpo amarrado a qualquer circunstância.

    ResponderEliminar
  3. Para evitar erros de interpretação devo acrescentar que acho que as mulheres não nasceram para heroínas, mas para serem simplesmente isso, MULHERES e os filhos se são concebidos por dois, também devem ser educados por dois a toda a hora em todos os momentos. É difícil quando o trabalho cabe só a um, mesmo utilizando a melhor imagem do outro. A inversa, embora ainda muito rara, também é verdadeira.

    ResponderEliminar