Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

SÁBADO

Não costumo ir ao Sábado ao cabeleireiro, mas hoje aconteceu. Entrei, disse ao que ia, vestiram-me o penteador, mandaram-me sentar e passaram-me para as mãos a revista “Nova Gente”, que comecei a ler, contrariando as boas intenções de ir estudando o meu papel no teatro, que “pelo andar da carruagem” não sei quando vou decorar.

Estava eu olhando embevecida a foto da família Carrilho “batida” no dia das eleições, questionando-me sobre quem terá deixado fazer a cruz a quem, face à panóplia dos presidenciáveis. “Terá a Bárbara deixado a Carlota fazer a cruz no seu boletim de voto e o Sr. Professor o Dinis Maria no que lhe caberia por direito, ou terá sido ao contrário?”, quando a manicure avança para me cuidar das mãos. Desanda-se a cadeira num ângulo de quarenta graus, largo a revista, vai-se a leitura e desperto para o que me cerca.

À direita um senhor, já de cabeça lavada, de penteador vestido, sentado tal como eu, fazia boquinhas para o espelho enquanto aguardava que lhe cortassem o cabelo, na calha lavava-se a cabeça a um jovem e outro aguardava sentado a sua vez. Volto a olhar para confirmar se tinha visto bem. O senhor das boquinhas, apanhado em flagrante deixou de fazer boquinhas, mas avisa que também deseja fazer as sobrancelhas e os outros dois continuam no salão. Vi bem, no salão só eles e eu. Está tudo correcto. Estará? “Depois das unhas vão fazer-me a barba?” pergunto à manicure que, com um sorriso tímido, me explica que vir à cabeleireira não é o mesmo que ir ao barbeiro. “As cabeleireiras fazem uns cortes de cabelo mais modernos”; “Ah, então a barba ainda é no barbeiro!” exclamei aliviada confiando nos cuidados da pequena.

- Isabel (só poderia ser uma Isabel), a tua presidência no projecto MULHERES DO SÉCULO XXI está a ser um êxito, os homens acabaram de alcançar a “igualdade de género”!

7 comentários:

  1. `´Oh querida Isabel.
    Tenho andado um tanto com o astral por baixo, mas você fez-me soltar uma gargalhada.
    Então pertence à classe das mulheres barbadas? Não era suposto que o tal senhor fosse ao barbeiro? Bem , eu sei que hoje em dia é tudo unisexo.
    Por essas e por outras, quem me corta o cabelo é a minha mulher e, em casa. Comprei uma máquina de cortar cabelo pente Nº-2 e, já está. É fácil, barato e, rende milhões.
    Um abraço e Bfds.

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo João, isto anda tudo baralhado. Andam para aí a dizer que as mulheres lutam pela igualdade de direitos, na política até falam em quotas e depois os homens é que nos invadem os salões das cabeleireiras. Como diria o meu avô "O mundo está roto. Chove como na rua..."
    Folgo em sabê-lo mais animado.
    A zona onde mora é muito bonita. No Verão passado gozei uma semana de férias na zona. Estava instalada no Hotel Monte da Lezíria e fazia praia em Porto de Carretas (tirando os dias em que passeei por outros lados). Senti que estava perto do paraíso.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pois fica sabendo que na minha cabeleireira vão homens ... fazer a depilação! E um deles é polícia! Isto é mesmo o fim das instituições...

    ResponderEliminar
  4. Acho muito bem que se depilem para saberem quanto custa!E continuo na minha: Os homens é que precisam de se emancipar as mulheres sempre souberam adaptar-se a qualquer circunstância.Precisam é de fazer ouvir a sua voz.

    ResponderEliminar
  5. "Polícias e ladrões" sempre existiram. Esses, de que as senhoras falam, não seriam agentes "infiltrados"?
    :)

    ResponderEliminar
  6. Óh querida amiga.
    Foi mesmo defronte à minha antiga casa. Se tivesse andado mais uns metros em direção a Santiago, encontrava o BºHorizonte, onde construí a minha casa e vivo lá desde 1984. Para a próxima vinda, é obrigatório avisar. Ficarei muito ofendido se não o fizer. Já agora , tem uma casa à disposição, pois há muito espaço e, só cá estou eu e minha mulher. Isto por cá é muito aprazível e, o que não faltam são praias das mais limpas e belas do Litoral Alentejano.
    Um abraço e, venha o Verão...

    ResponderEliminar
  7. Amigo João,
    Não fiz só praia, embora o mar tenha a cor azul mais bela que alguma vez vi!Fui a Santiago de Cacém visitar as ruínas de Miróbriga, o castelo, ocupado pelo cemitério, o que faz dos mortos os senhores de Santiago e a Igreja Matriz rica em talha policromada, mas a precisar de restauro urgente.Ainda visitei Sines. Para a próxima vou ás laranjas a casa do meu amigo João. Fica prometido, mesmo que não haja laranjas.

    ResponderEliminar